top of page
Arquivo

ESSA NAÇÃO

Marcelo Quintanilha lanca pela DECK, em 1˚de janeiro de 2019, canção que trata da identidade e diversidade do povo brasileiro.


“Somos povos novos ainda na luta para nos fazermos a nós mesmos como um gênero humano novo que nunca existiu antes. Tarefa muito mais difícil e penosa, mas também muito mais bela e desafiante.

Na verdade das coisas, o que somos é a nova Roma. Uma Roma tardia e tropical. O Brasil é já a maior das nações neolatinas, pela magnitude populacional, e começa a sê‐lo também por sua criatividade artística e cultural.

Precisa agora sê‐lo no domínio da tecnologia da futura civilização, para se fazer uma potência econômica, de progresso auto‐sustentado. Estamos nos construindo na luta para florescer amanhã como uma nova civilização, mestiça e tropical, orgulhosa de si mesma. Mais alegre, porque mais sofrida. Melhor, porque incorpora em si mais humanidades. Mais generosa, porque aberta à convivência com todas as raças e todas as culturas e porque assentada na mais bela e luminosa província da Terra.”


Darcy Ribeiro

Os parágrafos finais de “O Povo Brasileiro”, de Darcy Ribeiro, traduzem em prosa o que a letra de Marcelo Quintanilha diz em “Essa Nação”, single que será lançado pela Deck, não por acaso, no dia 1˚de janeiro de 2019.

No dia em que toma posse o novo governo do país, o artista pontua mais uma vez seu posicionamento político com uma canção que trata da pluralidade cultural, étcnica, sexual, religiosa e de todas as matizes da nossa gente brasileira.

Um país que é também do negro, do judeu, do gay, do mameluco, do artista, do velho, do hinduísta, do transsexual, da mulher, do índio, do sem-teto, e não só do hetero branco cristão.

Com produção do próprio artista, “Essa Nação” foi gravada apenas em voz, violão (Marcelo Quintanilha) e violoncello (Ionan Daniel).

Arranjo simples, letra forte e discurso contundente e necessário no tempo atual.

Postagens Recentes
Principais Postagens
Procurar por Tags
bottom of page